Ledger Recover by Coincover: Nunca mais se preocupe em perder o acesso aos seus criptoativos

Comece Já

Manter Minhas Criptos Seguras: 6 Regras Essenciais

Ler 8 min
Iniciante
Mantenha as Criptos Seguras
Pontos Principais:
— É fundamental usar o aplicativo Ledger Live autêntico, disponível em Ledger.com
— Lembrar seu PIN também é vital, mas sua frase de recuperação pode ajudar você a recuperar o acesso às suas criptos se você o esqueceu
— Se você perdeu sua frase de recuperação, mas ainda tem acesso ao seu dispositivo e PIN, você pode igualmente recuperar o acesso às suas criptos
— Se ambos se perderem, suas criptos ficarão inacessíveis
— Também vital manter sua frase de recuperação segura, offline e fora do alcance de qualquer pessoa

As carteiras hardware Ledger são as melhores para manter suas criptos seguras. Nossos dispositivos usam apenas os melhores Chips de Elemento Seguro para proteger seus ativos valiosos. Ainda há algumas boas práticas que precisam ser levadas em conta para manter suas criptomoedas em segurança – e vamos falar sobre elas aqui.

Usar o aplicativo Ledger Live autêntico

O Ledger Live é uma ferramenta poderosa para ajudar a fornecer a melhor experiência cripto. Junto com sua carteira hardware Ledger, ele permite que você tenha controle completo sobre seus próprios criptoativos como Bitcoin, Ethereum, XRP e mais 22 moedas, bem como mais de 1.500 tokens. Você pode até mesmo aplicar Tezos e Tron para ganhar recompensas em cripto de forma passiva e comprar mais criptos diretamente com ele.

No entanto, é fundamental que você esteja usando o aplicativo Ledger Live autêntico.

Existem várias tentativas de phishing no mundo das criptomoedas. Tanto, que escrevemos um artigo dedicado a isso para ajudar a armar nossos usuários contra elas. Um golpe de phishing comum que vemos é um aplicativo falso da Ledger Live, principalmente uma extensão falsa do Chrome ou um aplicativo falso para Android. Pedimos a todos que nunca interajam com estes aplicativos – e definitivamente nunca digite sua frase de recuperação de 24 palavras em nenhum aplicativo. Ela só deve ser inserida em uma carteira hardware legítima, se necessário. Também recomendamos fortemente que o Ledger Live seja acessado apenas através de nosso site: www.ledger.com

Às vezes também recebemos perguntas sobre a perda de criptoativos se você excluir uma conta no Ledger Live, ou se você pode perder seu Bitcoin ao excluir o aplicativo Bitcoin de seu dispositivo Ledger. Em ambos os casos, não se preocupe. Se você excluir uma conta no Ledger Live, você pode simplesmente adicionar novamente a mesma através de sua carteira hardware da Ledger. Isto significa que mesmo redefinir o Ledger Live não afetaria seus criptoativos. Se você desinstalar seu aplicativo Bitcoin do seu dispositivo Ledger, você pode simplesmente reinstalá-lo. Enquanto seu dispositivo ainda estiver configurado com as mesmas 24 palavras, ele dará acesso às mesmas contas. Portanto, não resultando em nenhuma perda. Isto se deve ao funcionamento dos aplicativos – você pode ler mais sobre isto aqui.

Para recapitular:
– Certifique-se sempre de obter o Ledger Live por ledger.com.
– Nunca introduza suas 24 palavras em nenhum dispositivo que não seja uma carteira hardware legítima
– O verdadeiro aplicativo Ledger Live nunca lhe pedirá sua frase de recuperação
– Desinstalar um aplicativo de seu dispositivo ou remover uma conta no Ledger Live não afeta suas criptos

Qual era mesmo o meu código PIN?

Todos esquecemos as coisas às vezes – acontece. Seu PIN é definitivamente uma coisa importante a lembrar, já que é a chave para desbloquear seu dispositivo Ledger. Se você não conseguir desbloqueá-la, não poderá acessar seu tesouro cripto. E mais: se você digitar um código PIN incorreto três vezes, seu dispositivo Ledger se redefinirá e apagará a frase de recuperação anterior que estava nele. Isto faz parte de um mecanismo de segurança, para que ninguém fique tentantdo adivinhar seu código PIN. Então se você esquecer o código PIN da sua Ledger, isso significaria que o jogo acabou, certo?

Bem, não necessariamente.

Seu código PIN é definitivamente uma informação vital para gerenciar suas criptos. Caso você o tenha perdido, ainda há uma maneira de evitar qualquer perda. Sua frase de recuperação pode ser usada para recuperar o acesso a seus criptoativos. Enquanto você ainda tiver sua frase de recuperação de 24 palavras, você pode inseri-la em seu dispositivo e continuar gerenciando suas criptomoedas como se nada tivesse acontecido. Escrevemos um artigo para mostrar como isto pode ser feito.

Se você esqueceu o código PIN do seu dispositivo e perdeu sua frase de recuperação, isto causaria a perda de suas criptos. É por isso que enfatizamos continuamente a importância de manter sua frase de recuperação em um local seguro.

Para recapitular:
– Se você esqueceu seu PIN e ainda tem seu conjunto de 24 palavras, suas criptos não estão perdidas
– Nesse caso, você pode inserir suas 24 palavras em um dispositivo redefinido recentemente
– Se você esqueceu seu PIN e perderem sua frase de recuperação, suas criptomoedas estão perdidas

Tenho certeza que deixei minha Nano X aqui mesmo…

A resposta para o caso de você não ter mais seu dispositivo Ledger é a mesma para aquele em que esqueceu o PIN. Caso sua carteira hardware Ledger seja perdida, roubada ou quebrada, sua frase de recuperação será de maior importância. Se você ainda tiver seu conjunto de 24 palavras, você ainda poderá recuperar o acesso a seus valiosos criptoativos. Caso você tenha perdido seu dispositivo e não tenha mais sua frase de recuperação, infelizmente você deve considerar suas criptos perdidas.

Mas uma nota extra sobre isto: se alguém levar sua carteira hardware e também souber seu código PIN, pode roubar todos os criptoativos que você administra através de seu dispositivo Ledger. Nunca compartilhe seu código PIN com ninguém. Se eles não tiverem seu PIN, ainda não poderão ter acesso a seus fundos. De qualquer forma, se seu dispositivo for roubado, seria melhor restaurar seus fundos através de sua frase de recuperação de 24 palavras e movê-los para outro lugar.

Para recapitular:
– Se o seu dispositivo for perdido, roubado ou quebrado, você pode usar sua frase de recuperação para recuperar o acesso às criptos
– Se você não puder mais usar seu dispositivo e não tiver suas 24 palavras, suas criptos estarão perdidas
– Caso alguém roube seu dispositivo Ledger e saiba seu código PIN, ela pode roubar suas criptomoedas. Nunca compartilhe seu código PIN com ninguém
– Embora não tenham acesso sem seu código PIN, recomendamos mudar suas criptos para outro lugar se seu aparelho for roubado.

Perder a informação mais vital: sua frase de recuperação

Como você provavelmente já deve ter percebido na parte anterior, sua frase de recuperação de 24 palavras é uma coisa muito importante. É o backup de todas as suas criptomoedas e pode salvar todos os seus ativos se surgir alguma dificuldade. Com certeza, sua frase de recuperação de 24 palavras deve ser mantida em segurança o tempo todo.

Infelizmente, coisas podem acontecer a ela. Um erro ortográfico ao escrever sua frase de recuperação de 24 palavras é facilmente cometido, mas pode ter consequências catastróficas. Além disso, como está em um pedaço de papel, não seria preciso muito para que ele se danificasse ao ponto de não se poder mais ler suas 24 palavras. Ainda mais, um pedaço de papel pode ser facilmente extraviado ou perdido.

Agora, a perda de sua frase de recuperação de 24 palavras pode de fato levar à perda de suas criptos… se você não puder mais acessar seu dispositivo Ledger. Se você ainda tiver uma Ledger Nano X ou Ledger Nano S que funcione, você pode simplesmente desbloqueá-la com seu código PIN e gerenciar seus criptoativos. No entanto, definitivamente recomendamos enviar seus criptoativos para outro lugar e receber um novo conjunto de 24 palavras (veja aqui e aqui), já que são o único backup de todos os seus criptoativos. Para maior segurança, seria melhor se você os enviasse para outra carteira hardware. No caso de um erro ortográfico, você pode simplesmente usar o aplicativo Recovery Check e tentar descobrir qual palavra da lista de palavras BIP39 você pode ter se enganado.

No entanto, se outra pessoa conseguiu obter o seu conjunto de 24 palavras, seus criptoativos estão definitivamente em risco. Se isto acontecer, é importante agir rapidamente e enviar suas criptomoedas para outro lugar. Se você for capaz de agir mais rápido do que quem mais teve acesso à sua frase de recuperação, você ainda pode salvar seus criptoativos.

Caso você tenha perdido sua frase de recuperação e não consiga mais acessar seu dispositivo Ledger, infelizmente não há nada que você possa fazer. Seus criptoativos teriam então se tornado inacessíveis.

Para recapitular:
– Sua frase de recuperação é sua salvação se algo acontecer com seu dispositivo
– Ela deve, no entanto, ser escrita corretamente: o menor erro ortográfico a torna inútil.
– Se você perder seu conjunto de 24 palavras mas ainda tiver acesso a seu dispositivo, você pode enviar sua cripto para um endereço diferente e criar uma nova frase de recuperação depois
– Se você perder suas 24 palavras e não puder acessar seu dispositivo, suas criptos serão perdidas.
– Se outra pessoa puder acessar suas 24 palavras, suas criptos estarão em risco

Nunca vou perder minhas 24 palavras, salvei no meu computador

O que quer que você faça: NUNCA insira sua frase de recuperação de 24 palavras em qualquer computador, smartphone ou outro dispositivo conectado à internet. O único objetivo de sua carteira hardware Ledger é manter o acesso às suas criptomoedas completamente offline. Inserir sua frase de recuperação em qualquer dispositivo que possa se conectar à Internet tira completamente o propósito de usar uma carteira hardware.

Se você inserir suas 24 palavras – em qualquer formato – em um computador, smartphone ou outro dispositivo que possa se conectar à Internet, suas criptomoedas estarão em risco. Isso inclui tirar fotos. Mesmo que esteja em seu computador por apenas alguns segundos, isso pode afetar permanentemente a segurança dos criptoativos vinculados à sua frase de recuperação.

Caso sua frase de recuperação já tenha estado em um dispositivo conectado à internet, seria melhor enviar suas criptos para outro lugar – idealmente para outra carteira hardware – enquanto você redefine seu dispositivo para obter um novo conjunto de 24 palavras. Uma vez que você tenha uma nova frase de recuperação, você pode usá-la novamente com segurança.

Outro elemento é nunca compartilhar suas 24 palavras com ninguém. Se outra pessoa tiver acesso à sua frase de recuperação de 24 palavras, ela poderá levar todos os seus criptoativos. Por isso, é melhor mantê-las em um local seguro, longe da visão de qualquer pessoa em um lugar que só você sabe. Não deve ser dado a ninguém – nem mesmo à Ledger. Também nunca pediremos suas 24 palavras.

Para recapitular:
– Seus criptoativos estão em risco se você digitar sua frase de recuperação de 24 palavras em um computador, smartphone ou outro dispositivo conectado à internet
– Isto vale para qualquer formato: foto, arquivo criptografado, etc. – mesmo que tenha entrado apenas uma vez
– Suas criptomoedas também estão em risco se você compartilhar suas 24 palavras com qualquer pessoa, uma vez que ela pode acessar todos os seus criptoativos através delas
– A Ledger nunca solicitará sua frase de recuperação

Indo além

Agora, existem algumas medidas extras que você pode tomar para ter backups mais robustos. Por um lado, você poderia obter um segundo dispositivo Ledger para servir como backup. Isto pode ser feito inserindo a mesma frase de recuperação de 24 palavras que você recebeu de seu primeiro dispositivo. Isso não apenas lhe daria um dispositivo de backup, caso algo acontecesse com seu primeiro dispositivo, ele também poderia trazer alguma flexibilidade extra. Você pode ler mais sobre isso aqui.

Por outro lado, você pode pensar em obter uma versão de aço maciço da sua frase de recuperação. Assim, suas 24 palavras se tornariam resistentes aos danos causados pela água e pelo fogo, além de serem realmente difíceis de quebrar.

Seu dispositivo Ledger traz um nível extremamente alto de segurança para seus criptoativos. Se você levar a sério os conselhos mencionados neste artigo, você estará se preparando para uma grande experiência cripto – e estamos ansiosos para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de seu dispositivo Ledger.

Continue aprendendo! Se você gosta de aprender sobre cripto e blockchain, confira nosso vídeo da School of Block O Que é Dinheiro, De Verdade?


Fique em contato

Acompanhe nosso blog para novidades. Contato de imprensa:
[email protected]

Assine nossa
newsletter

Novas moedas compatíveis, atualizações do blog e ofertas exclusivas diretamente em sua caixa de entrada


Seu endereço de email só será usado para enviar-lhe a newsletter, assim como novidades e ofertas. Você pode desinscrever-se a qualquer momento usando o link incluído na newsletter.

Saiba mais sobre como gerenciamos seus dados e seus direitos.