Ledger Recover by Coincover: Nunca mais se preocupe em perder o acesso aos seus criptoativos

Comece Já

Como Proteger NFTs?

Ler 5 min
Medium
Pontos Principais:
— A febre dos NFTs só cresce a cada dia, e centenas de milhões de dólares estão fluindo para este amor recém-descoberto pela arte, pelos jogos e pelas comunidades cripto.

— A popularidade crescente dos NFTs não só está atraindo os entusiastas de arte e de cripto, mas também os ladrões e hackers.

— O recente hack do marketplace de NFTs Nifty Gateway mostrou como é importante proteger seus ativos.

— Neste artigo, explicamos exatamente como você pode esconder seus NFTs em uma carteira segura com verificação em duas etapas.

Já se perguntou por que você deve proteger seus NFTs?

Artistas, celebridades, colecionadores de arte, até mesmo estudantes do ensino médio… hoje em dia, todos estão otimistas sobre arte e colecionáveis na forma de tokens não-fungíveis, também conhecidos como NFTs.

E por que não deveriam estar! O artista digital americano Beeple acabou de vender um de seus NFTs por mais de 69,3 milhões de Dólares, tornando-o o terceiro trabalho artístico mais caro vendido por um artista vivo de TODOS OS TEMPOS. Tudo o que Beeple pôde tuitar em sua excitação foi P**a m***a (Holy f**k).

Crédito a WAVE.fr (e a Beeple, obviamente)

A venda acentua o quadro geral do nosso mundo em rápida digitalização e o crescente interesse pela arte e colecionáveis digitais.

O hype é tal que algumas centenas de milhares de Dólares começaram a parecer pequenos dentes de leite no mundo dos NFTs. E, sem surpresa, conforme os entusiastas de arte se voltam aos NFTs, os hackers também se voltam aos NFTs. Portanto, agora é a hora de aprender como proteger seus NFTs.

Proteja seus NFTs: é sua responsabilidade

Se você gastou seu dinheiro suado em NFTs, não há como você levar a segurança deles de modo leviano. Mas como proteger seus NFTs, você se pergunta?

Para começar, você deve escolher a carteira cripto correta para armazenar seus NFTs. E há dois tipos: carteiras software (quentes) e carteiras hardware (frias).

Agora, a maioria dos mercados NFT exige que você tenha uma carteira software, que é usada para criar instantaneamente sua conta na plataforma. Estes softwares estão conectados à internet, o que expõe suas chaves privadas a algum nível de risco. Contudo, eles tornam mais convenientes as transações cotidianas em marketplaces de DApps ou NFTs. Além disso, elas ainda são muito mais seguras do que comprar NFTs com cartões de crédito.

Por outro lado, as carteiras hardware oferecem segurança máxima, mantendo suas chaves privadas desconectadas da internet. Mas isso dificulta a compra ou venda direta de NFTs nas marketplaces.

Então, qual você deve escolher? Que tal usar uma combinação de ambas para garantir facilidade de uso e máxima segurança?

A Ledger Nano é uma gama de carteiras hardware que permite a você conectar-se com carteiras quentes de terceiros confiáveis como a MetaMask. Quando você conecta sua Ledger Nano à MetaMask, a chave privada que controla seu NFT ainda permanece em sua carteira hardware, escondida na fortaleza de seu chip de elemento seguro, tudo isso enquanto sua carteira quente pode ler seu saldo e lhe ajudar a gerenciá-lo.

Assim, você pode conectar sua carteira MetaMask a qualquer mercado NFT como a Open Sea e facilmente negociar os ativos de dentro da segurança de seu dispositivo. Toda vez que você iniciar uma ação, a carteira da MetaMask enviará um pedido ao seu dispositivo Ledger. A transação só ocorrerá quando você assinar ou aprovar fisicamente o pedido usando a chave privada em sua carteira hardware.

Isto funciona da mesma forma que seu banco lhe envia uma senha única em seu celular para aprovar transações, mas somente desta vez com o nível imutável de segurança da blockchain. Desde que você tenha seu dispositivo Ledger e proteja sua frase de recuperação, ninguém pode roubar seus NFTs.

Conectar sua Ledger Nano à sua carteira MetaMask

Se o que dissemos acima parece promissor, aqui estão os passos simples que você pode seguir para conectar sua Ledger Nano à MetaMask.

Primeiro, adquira uma carteira hardware Ledger para proteger suas chaves privadas. Os dispositivos Ledger vêm com um software chamado Ledger Live (disponível em versão móvel ou desktop). Este é basicamente o equivalente da loja de aplicativos para um smartphone, fornecendo a você um portal seguro para todos os seus serviços cripto. Ele pode ser baixado gratuitamente através deste link.

Uma vez no Ledger Live, crie sua conta Ethereum selecionando “Contas” do lado esquerdo e, depois, “Adicionar uma conta Ethereum”.

Depois disso, você pode transformar sua moeda fiduciária (Real, Dólar, Euro etc.) em Ethereum (criptomoeda). Para a maioria de vocês, a maneira mais fácil de fazer isso será através da Coinify no Ledger Live.

Em seguida você poderá usar na MetaMask a conta Ethereum que você criou no Ledger Live, da segurança de seu dispositivo Ledger.

Parece ótimo? Vamos andar cada passo com você para conectar a Ledger à MetaMask.

Passo 1. Conecte sua Ledger Nano ao seu computador usando um cabo USB. Além disso, abra sua carteira MetaMask em tela cheia no seu navegador.

Passo 2: Selecione o menu superior direito da carteira MetaMask e depois encontre e selecione “Connect Hardware Wallet” (Conectar carteira hardware) no menu suspenso.

Passo 3: Ao selecionar “Continue” (Continuar), a MetaMask procurará por um dispositivo Ledger conectado ao computador. Então, para ter certeza de ela que descubra sua carteira, desbloqueie seu dispositivo Ledger.

Passo 4: Uma vez que ela encontrar sua carteira, ela pedirá que escolha uma conta Ledger para conectar à MetaMask. Escolha a que você prefere e termine (ou crie uma a partir do Ledger Live se você não tiver nenhuma).

Passo 5: Três últimos passos para garantir que tudo corra bem.

  1. Selecione o aplicativo “Ethereum” na tela de sua carteira hardware, depois selecione “Settings” (configurações) e habilite a “Blind signing” (assinatura cega). Certifique-se de estar ciente dos riscos associados à assinatura cega. Caso contrário, não funcionará corretamente.
  2. Abra a janela da MetaMask, selecione o logotipo da conta no canto superior direito, role para baixo até “Settings” (configurações) e selecione-a. Em seguida, selecione “Advanced settings” (configurações avançadas), role para baixo e ative “WebHID”.

Pronto, isto permitirá que você veja o saldo de sua carteira Ledger em sua extensão MetaMask. Você também poderá realizar transações em todos os aplicativos de blockchain compatíveis com a MetaMask. A única coisa que você precisará é conectar sua carteira Ledger ao seu dispositivo, abrir o Ledger Live, verificar e assinar as transações.

Passo 6: Bom passeio. Agora você pode interagir com todas os seus marketplaces favoritos de NFTs a partir da segurança da sua carteira hardware, selecionando a MetaMask ao entrar.

Se você estiver tendo algum problema ou se não souber para onde ir, esta página de suporte pode ajudar.

Transferir os NFTs de antes da Ledger para um local seguro

Como dissemos anteriormente, “possuir” um criptoativo, significa na verdade controlar a chave privada que aponta para esse ativo específico na blockchain. É assim que o registro sabe e exibe quais carteiras possuem quais NFTs ou moedas. Se alguém ganhar acesso à sua carteira, pode roubar seus ativos e a transação é irreversível.

Para evitar isso, você deve entrar e fazer transações em qualquer mercado NFT usando sua conta Ledger através de softwares intermediários, como a WalletConnect ou a MetaMask. Se você tiver NFTs em outras contas, certifique-se de transferi-los para a conta Ledger. É assim que funciona.

  • 1 – Primeiro, conecte sua conta Ethereum na Ledger à Metamask (ver acima).
  • 2 – Abra a MetaMask, selecione a conta de destino (conta na Ledger) e copie o endereço de depósito.
  • 3 – Em seguida, selecione a conta que contém seu NFT (por exemplo, Conta 1)
  • 4 – Vá para OpenSea https://opensea.io/
  • 5 – Selecione o NFT que você deseja transferir e selecione o ícone de transferência no canto superior direito. Aquele que parece um presente.
  • 6 – Passo final, cuidadosamente digite ou cole o endereço de sua carteira hardware no campo de endereço. Verifique novamente antes de selecionar o botão de transferir.

Considerações finais

Assim como em qualquer nova tecnologia, começar a usar o espaço descentralizado pode ser desanimador às vezes. Foi assim para a maioria de nós. Mas isso não tem que lhe impedir de desfrutar da propriedade, privacidade, controle e liberdade financeira que esta tecnologia tem para lhe oferecer.

Para facilitar as coisas, temos o material educacional mais envolvente e gratuito, para guiá-lo por cada passo deste espaço. Se você prefere ler ou assistir a vídeos para se educar, nós temos a Ledger Academy e School of Block.

Caso você esteja se perguntando… sim, você aprenderá mais sobre NFTs, chaves privadas, blockchains, segurança e cada novo termo que você possa ter encontrado neste artigo!

Conhecimento é poder.


Fique em contato

Acompanhe nosso blog para novidades. Contato de imprensa:
[email protected]

Assine nossa
newsletter

Novas moedas compatíveis, atualizações do blog e ofertas exclusivas diretamente em sua caixa de entrada


Seu endereço de email só será usado para enviar-lhe a newsletter, assim como novidades e ofertas. Você pode desinscrever-se a qualquer momento usando o link incluído na newsletter.

Saiba mais sobre como gerenciamos seus dados e seus direitos.