Ledger Recover by Coincover: Nunca mais se preocupe em perder o acesso aos seus criptoativos

Comece Já

A Sala de Aula

CAMINHO 2. Como proteger sua cripto

capítulo 2/4

O que é uma Carteira de Criptomoedas?

Ler 5 min
Iniciante
Carteiras de criptomoedas guardam as suas chaves privadas e permitem que você gerenciem seus ativos na blockchain.
Pontos Principais:
— As chaves privadas são o que define a propriedade dos criptoativos. Mas elas podem ser difíceis de gerenciar e proteger.

— Qualquer um pode acessar seu endereço na blockchain com a chave privada correspondente. Por isso, protegê-las é essencial.

— Carteiras de criptomoedas guardam suas chaves privadas e permitem que você gerencie seus ativos na blockchain.

Se você acabou de chegar em cripto e quer saber como as crypto wallets funcionam – e por que você precisa de uma – está no lugar certo. Você pode achar que as criptomoedas requerem um longo processo de aprendizagem. Pode ter certeza – fazer essa pesquisa (e entender como os ativos na blockchain realmente funcionam) vai te levar ao sucesso (sem mencionar a segurança) ao embarcar na sua jornada cripto.

Criptomoedas são uma forma de valor que vive na blockchain. Em poucas palavras, a blockchain é um livro-razão (um “livro contábil”) que mantém o registro dos ativos digitais. É ali que a sua cripto está de fato armazenada. O único modo pelo qual você pode acessar os fundos em um endereço específico na blockchain é com o que chamamos de “chave privada”. Esta chave privada corresponde ao seu endereço dentro da blockchain. Ela lhe dá controle sobre o endereço e os fundos armazenados nele, com você podendo gastar ou trancar quando quiser. Sua carteira de criptomoedas é o vínculo entre você e sua chave privada.

Então, entender o que carteiras de criptomoedas fazem (e para que elas servem) é essencial em gerenciar seus próprios ativos digitais.

O que é uma Carteira de Criptomoedas?

Em poucas palavras, uma carteira de criptomoedas é uma interface que permite a você acessar e gerenciar seus fundos em uma blockchain. Ela age como forma de painel de controle, mostrando a você exatamente quanta cripto você tem. Além disso, isso permite que você se comunique com a blockchain, enviando e recebendo ativos digitais. Você pode dizer que sua carteira de criptomoedas é a ponte entre você e seus fundos na blockchain.

Entretanto, apesar do seu nome, uma carteira de criptomoedas não armazena suas moedas ou tokens – eles ficam na blockchain. Ao invés, o seu propósito é proteger suas tão importantes chaves privadas, que dão acesso ao seu endereço na blockchain e a tudo armazenado ali. Para entender como isso funciona, vamos primeiro ver para que uma carteira de criptomoedas serve.

Para que serve uma Carteira de Criptomoedas?

A sua carteira cripto existe puramente para proteger suas chaves privadas enquanto dá acesso a elas. Essas chaves privadas lhe dão acesso a um endereço para enviar e receber criptomoedas. Eles também oferecem a interface que você vai usar para verificar a sua identidade, acessar ferramentas específicas, comunidades e mais. Se você quiser praticar trading de criptomoedas, participar de plataformas DeFi e colecionar NFTs, você vai precisar de uma carteira cripto.

Mas, Por Que é que Precisamos de Carteira Cripto?

Uma chave privada em sua forma bruta é uma sequência assustadora de 256 0s e 1s. Para um usuário cripto, armazenar essa chave privada é ao mesmo tempo arriscado e nem um pouco prático. Qualquer um com a sua chave privada pode acessar todos os seus fundos.

Por exemplo, anotar a sua frase privada é um modo não seguro de armazená-la. Basta uma pessoa ver esse número para você perder todas as suas criptomoedas. E se você tiver várias contas cripto? Você precisaria escrever e armazenar a chave privada de cada uma, ampliando as chances de alguém ver essa preciosa informação entender o que ela significa.

Mesmo armazená-la no seu computador é arriscado. Lembre-se: qualquer dispositivo conectado à internet corre o risco de ser alvo de hacks e malware. Isso significa que armazenar sua chave privada em seu dispositivo também a torna vulnerável a hacks.

Então, para interagir com a blockchain de forma fácil e segura, você precisa gerenciar várias chaves ao mesmo tempo. Além disso, precisa poder transacionar sem revelar as chaves para quaisquer outras partes. E é para isso que as carteira de criptomoedas servem.

Quais São os Tipos de Carteiras de Criptomoedas?

Existem diferentes tipos de carteiras de criptomoedas: software, hardware. Algumas, como as carteiras de corretoras, são custodiais. Mas o que isso significa?

Vamos explorá-las mais a fundo.

Carteiras de Custódia

Uma carteira custodial geralmente é emitida por uma corretora centralizada e ela não dá a você controle total sobre os seus fundos. Em resumo, a corretora mantém a posse das suas chaves privadas (aquilo que confere real propriedade sobre seus ativos).

As carteiras de corretora são custodiantes. Isso significa que, em vez de confiar a VOCÊ sua própria chave privada, a corretora a mantém em seu próprio nome. Ou seja, quem tem a custódia da cripto é ela. Ao invés, o que você vai ganhar são as credenciais de login para a plataforma, acessando sua carteira por aí. Essas plataformas permitem que você recupere sua conta com facilidade. Mas isso vem com um preço: o custo da verdadeira propriedade.

Armazenar suas criptomoedas em uma wallet de custódia é como estacionar seu carro na garagem de outra pessoa. Mesmo sendo proprietário do carro, a chave da garagem está com o proprietário da garagem. No caso de o proprietário da garagem não compartilhar essa chave com você, você não poderá dirigir seu carro apesar de possuí-lo. Esta é uma analogia muito precisa para as carteiras de corretoras.

Carteiras Software

Uma software wallet (“carteira software”), também chamada de “hot wallet” ou “carteira quente”, é um programa que roda em um dispositivo e armazena a sua chave privada em sua interface. Geralmente, estas carteiras são não-custodiais. Ou seja, é você quem tem a custódia das chaves. Contudo, elas guardam as suas chaves privadas em um aplicativo conectado à internet no seu smartphone ou laptop, o que é um risco.

Estes dispositivos estão sempre conectados à internet, o que as torna muito convenientes. Você só precisa fazer login para começar a interagir com aplicativos online através da interface da carteira no seu computador.

Contudo, isso também significa que as suas chaves estão sempre online. Em outras palavras, um hacker pode usar o seu dispositivo e suas informações pessoais para acessar suas chaves remotamente. O jeito mais comum que usuários cripto levam golpes é através de dispositivos hackeados. Portanto, ter uma carteira quente pode ser fácil. Mas não oferece o nível de segurança que você deve querer.

Então, com isso mente, o que você faz para proteger essas chaves dos hackers online?

Carteiras Hardware (Hardware Wallets)

Uma hardware wallet é um dispositivo que armazena as chaves privadas dos fundos cripto, fora da internet. Mesmo que você transacione com ela, a carteira confirma a transação em um ambiente offline. Este processo ajuda a manter suas chaves privadas sempre longe das ameaças da internet.

Além disso, carteiras hardware são de autocustódia. Você é o único que tem acesso às suas chaves privadas e fundos. Então, quando você usa uma, você possui as chaves privadas associadas às suas criptomoedas. Se você levar a segurança das criptomoedas a sério e entender os riscos desse novo tipo de ativo, você saberá que esse tipo de armazenamento é a única opção realmente segura.

Carteiras hardware são comumente chamadas carteiras frias (ou “cold wallets”), mas isso não é muito preciso. Uma cold wallet pode não ser de hardware (existem outros tipos) e nem toda carteira hardware é “fria” (cold). Ao invés, uma cold wallet, além de guardar as suas chaves privadas offline, também nunca interage com contratos inteligentes nem plataformas Web3. Não assinar contratos inteligentes tira de jogo qualquer risco de assinar uma transação maliciosa, o que oferece uma ameaça ao conteúdo da sua carteira mesmo se as suas chaves estão offline. Assim, uma carteira fria (“cold wallet”) é como um cofre para os seus ativos. Para saber mais, consulte o artigo da Ledger Academy sobre como segregar criptoativos.

Qual é a Carteira de Criptomoedas mais Segura?

Se você quer proteger suas criptomoedas, a única opção de verdade é comprar uma carteira hardware. Assim, você pode manter a custódia dos seus ativos e manter suas chaves privadas seguras e offline.

Os dispositivos Ledger estão entre as carteiras cripto mais seguras que existem, pois protegem suas chaves privadas com um chip Elemento Seguro. Esse componente é usado em uma variedade de ambientes seguros tais como cartões de crédito, passaportes e sistemas de pagamentos. Renomados por oferecem o mais alto nível de segurança para qualquer sistema onde dados sensíveis são gerenciados. Isso significa que, além de guardar sua chave privada offline e fora do alcance de hackers, o dispositivo Ledger em si mesmo também é absolutamente impenetrável, graças aos componentes de última geração que contém.

Se você faz trading de criptomoedas, a Ledger é uma ótima opção. Não apenas por causa de suas carteiras hardware incrivelmente seguras, como a Ledger Nano e a Ledger Stax, mas também por causa do seu aplicativo parceiro, o Ledger Live. Este software permite que você gerencie seus ativos com facilidade, seja do desktop ou do smartphone. A Ledger é a porta de entrada mais segura para o universo cripto.


Fique em contato

Acompanhe nosso blog para novidades. Contato de imprensa:
[email protected]

Assine nossa
newsletter

Novas moedas compatíveis, atualizações do blog e ofertas exclusivas diretamente em sua caixa de entrada


Seu endereço de email só será usado para enviar-lhe a newsletter, assim como novidades e ofertas. Você pode desinscrever-se a qualquer momento usando o link incluído na newsletter.

Saiba mais sobre como gerenciamos seus dados e seus direitos.