Ledger Recover by Coincover: Nunca mais se preocupe em perder o acesso aos seus criptoativos

Comece Já

A Sala de Aula

CAMINHO 1. Boas-vindas à Web3

capítulo 4/5

O que é Blockchain?

Ler 6 min
Iniciante
Principais Pontos
— A base das criptomoedas está na blockchain. Ela permite transações peer-to-peer, eliminando intermediários.

— Contamos com bancos e instituições financeiras para garantir que nossas transações estejam seguras. Mas precisamos pagar um preço caso estas instituições sejam imperfeitas e caso todo o sistema falhe.

— Criptomoedas surgiram na esteira da crise financeira de 2008. Ela oferece um jeito para pessoas comuns superarem as falhas em finanças tradicionais.

— As criptomoedas são alimentadas pela tecnologia da blockchain. Essa combinação criou um sistema monetário completamente autônomo, que qualquer pessoa pode acessar e manter controle total sobre seus ativos.

Boas vindas de volta!

No último artigo, introduzimos o conceito da Web 3.0 e as grandes mudanças que estão atualmente em andamento. Discutimos até mesmo como a blockchain está impulsionando essa transição ao permitir a soberania digital e financeira.

Neste artigo, vamos focar na própria blockchain para ajudar você a compreender esta tecnologia e os problemas que ela resolve.

A Origem da Blockchain

Em 2008, o mundo viu em terror nosso sistema financeiro desmoronar. Seguiram-se anos de má gestão por bancos, reguladores e entidades centrais que executam o sistema. Esse período devastou milhões de pessoas e as deixou incapazes de confiar no sistema para sempre.

Em meio ao pânico e à raiva da época, ocorreu um evento silencioso que gradualmente foi ofuscando tudo – a gênese do Bitcoin. Um white paper intitulado Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer foi publicado por um misterioso criador chamado Satoshi Nakamoto. Foi o projeto de um sistema que prometeu fazer algo que nunca havia sido feito antes – criar um sistema financeiro público autônomo.

Esse sistema permite a transferência de valor entre indivíduos sem a necessidade de intermediários como bancos e outros provedores terceiros. Em resumo, propunha tornar as instituições financeiras obsoletas.

Quatro meses depois, no dia 3 de janeiro de 2009, foi criado o “Genesis Block“ da blockchain Bitcoin. Uma mensagem secreta foi inserida em seus dados que diz “The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks“. Este é um título na edição no mesmo dia do The Times sobre a falha do governo britânico em reagir à crise financeira.

Bloco Gênesis do Bitcoin

A mensagem era clara – este sistema não está funcionando, aqui está sua alternativa. E foi assim que nasceu a criptomoeda original, “Bitcoin” e sua tecnologia subjacente, “Blockchain”.

Por que a Blockchain é importante?

Você pode estar se perguntando porque tudo isso é tão importante – fazemos transações digitais o tempo todo. Mas enviar dinheiro digitalmente não é o mesmo que enviar um e-mail, e enviar dinheiro digital não é definitivamente o mesmo que enviar dinheiro em formato digital.

Para que uma moeda tenha valor, seu fornecimento precisa ser finito. Para que uma transação digital seja bem sucedida, o valor precisa ser recebido por uma parte e a mesma quantia precisa desaparecer do remetente. Quando isso não acontece dessa forma, temos o problema do gasto duplo. Embora você nunca tenha ouvido falar do termo “gasto duplo”, esta é a base para todo o nosso sistema financeiro e a confiança que depositamos nos bancos.

Sem uma forma de manter um livro-razão de dinheiro enviado e recebido por nós mesmos, confiamos nas instituições financeiras e confiamos nelas para cuidar dos problemas, como os gastos duplos. Como discutimos no último capítulo, nossa dependência deu às instituições financeiras muito poder.

Para nos libertarmos deste sistema centralizado, precisávamos de uma maneira de rastrear nossas transferências de valor com precisão, sem um intermediário. E a blockchain é a única tecnologia que já foi capaz de fazer isso.

O que é blockchain?

Em palavras simples, uma blockchain é um livro-razão digital distribuído. Ela mantém um registro digital do valor à medida que se move entre os usuários dentro do sistema. A tecnologia Blockchain armazena informações ou dados transacionais sob a forma de blocos que estão ligados entre si.

Vamos supor que Ana e Beto estão ambos transacionando na rede de blockchain e Ana quer enviar a Beto 10 criptomoedas. Uma vez que Ana realiza a ação de transferir os fundos, a blockchain pega de forma autônoma 10 criptomoedas de seu saldo e as adiciona ao de Beto.

Normalmente este seria o trabalho do banco. Mas ao utilizar a blockchain, Ana pode fazer a transferência sem depender de nenhuma instituição financeira. Tanto Ana como Beto não precisam compartilhar suas informações particulares e podem ter certeza de que a transferência acontecerá de forma segura.

Como funciona a blockchain?

Uma blockchain é uma rede formada e gerenciada por duas entidades-chave – nodes e mineradores. A fim de entender como funciona a rede, vamos dar uma olhada nestas entidades e sua contribuição para a rede.

Nodes

Um node é um computador que tem uma cópia de todas as transações que já aconteceram em uma rede blockchain. Há milhares de nodes em uma rede blockchain (qualquer pessoa com um computador e uma conexão de internet pode operar um) e seu trabalho é garantir coletivamente que as novas transações sejam genuínas. Os nodes validam as transações, comparando-as com as informações que já possuem.

Para que uma nova transação seja acrescentada à blockchain, a maioria desses nodes deve chegar a um consenso de que as informações estão corretas.

  • Por que ser um node?

Os nodes contribuem para a segurança da rede, participando do processo de validação da transação. Qualquer pessoa pode operar um node. Geralmente, as pessoas que desempenham esta função têm um interesse autêntico no valor e no ethos da blockchain e querem fazer parte dela. Não há recompensa financeira para fazer isso, e os custos de funcionamento de um node são mínimos.

Mineradores

Os mineradores (ou validadores, dependendo do tipo de blockchain de que você está falando) geram novos blocos e os adicionam à blockchain existente. Enquanto o trabalho dos nodes é verificar as informações, o trabalho dos mineradores é organizar todas as transações de entrada em blocos e depois adicioná-las à blockchain.

  • Por que ser um minerador?

A recompensa por administrar um node é simplesmente saber que você está contribuindo para um sistema em que acredita, mas os mineradores têm uma motivação diferente. Em troca de minerar novos blocos e adicioná-los à rede, os mineradores recebem incentivos em forma de cripto. Isso significa que podemos ser pagos em criptomoeda trabalhando como mineradores. Parece uma boa ideia, certo?

Mecanismos de consenso

No entanto, isso não é tão simples. Para cada novo bloco adicionado à blockchain, a própria rede seleciona um minerador para executar a tarefa (e receber a recompensa). A rede possui seu próprio sistema para selecionar o minerador que gerará o próximo bloco. Isso é conhecido como o “mecanismo de consenso” da rede, e voltaremos a isso mais tarde.

Para resumir, uma blockchain é uma rede digital segura, que pode ser executada de forma autônoma com a ajuda de nodes e de mineradores. Os nodes mantêm registros de suas atividades e os mineradores (ou validadores) são incentivados a atualizar continuamente a cadeia à medida que novas transações chegam.

A blockchain é segura?

Você pode estar se perguntando “o que impede um node de mentir sobre o estado da rede por benefício próprio?” E esta é a sacada mais inteligente da blockchain: existem milhões de nodes espalhados pelo planeta, e a maioria deles precisa chegar a um consenso sobre cada nova transação antes de ela ser confirmada na blockchain.

Descentralização significa segurança

Com o gerenciamento do livro-razão da blockchain distribuído tão amplamente, é impossível para qualquer entidade obter o controle da rede ou validar informações falsas. Para fazer isso, é necessário que eles coordenem 51% de todos os mineradores da rede (milhões de entidades diferentes em todo o planeta), tornando isso impraticável e proibitivamente caro.

É por isso que a natureza distribuída do livro-razão da blockchain a torna incrivelmente segura. Isso garante que todas as nossas transações sejam realizadas com precisão.

Boas-vindas à blockchain!

Se você chegou até aqui, parabéns! Você acabou de passar de iniciante absoluto para intermediário em blockchain.

No começo, tudo isso pode parecer novo e complicado. Porém, a percepção e o conhecimento sobre as novas tecnologias são importantes. E são ainda mais cruciais no mundo da Web 3.0.

Então, vamos continuar com nossa missão, na próxima seção, falaremos sobre criptomoedas, seus casos de uso e diferentes variedades. Vejo você lá!


Fique em contato

Acompanhe nosso blog para novidades. Contato de imprensa:
[email protected]

Assine nossa
newsletter

Novas moedas compatíveis, atualizações do blog e ofertas exclusivas diretamente em sua caixa de entrada


Seu endereço de email só será usado para enviar-lhe a newsletter, assim como novidades e ofertas. Você pode desinscrever-se a qualquer momento usando o link incluído na newsletter.

Saiba mais sobre como gerenciamos seus dados e seus direitos.