Ledger Recover by Coincover: Nunca mais se preocupe em perder o acesso aos seus criptoativos

Comece Já

Significado de FOMO

23 abr 2024 | Atualizado 23 abr 2024
FOMO, em cripto, significa "medo de ficar de fora" ou "medo de perder a chance". A sigla vem do inglês "Fear Of Missing Out", que é a ansiedade ou medo que traders experimentam quando pensam que estão perdendo a chance de uma oportunidade lucrativa de investimento ou trading.

O que é FOMO em Cripto?

Embora FOMO possa ser usado em qualquer contexto social ou comercial, em cripto, FOMO se refere especificamente a uma intensa sensação de estar perdendo a próxima grande onda do mundo cripto e, consequentemente, a oportunidade de obter lucros altos. Geralmente, dizemos que o FOMO é o motivo por trás da decisão emocional de comprar ou vender cripto com base em informações não verificadas.

Por exemplo, muitos investidores novos acabam comprando um criptoativo a um preço de alta histórica porque o veem indo bem e não querem perder esse lucro. Isso é ainda mais comum quando há muita especulação em redes sociais e outras plataformas online sobre o futuro do preço de um ativo. Da mesma forma, muitos traders se recusarão a vender ativos a seu preço de pico devido ao FOMO. Nesta circunstância, esse trader tem medo de perder ganhos monetários futuros baseados em possíveis movimentos de preços. Em ambos os casos, investidores podem acabar perdendo lucro, porque compram a preços mais altos ou vendem a preços significativamente mais baixos.

A Psicologia por trás do FOMO

De acordo com a psicologia da negociação, a maioria dos traders experimenta o FOMO perto do topo de um período de alta. Nesse ponto, o sentimento do mercado é positivo e os preços estão subindo. Você sente que a tendência de alta vai continuar e nada pode dar errado. Então, seguindo esse raciocínio, você ganharia mais dinheiro comprando agora, mesmo que o preço seja alto. Estes são os sinais mais comuns de vítimas do FOMO:

  • Ansiedade e obsessão constante enquanto suas ordens estão abertas
  • Necessidade extrema de seguir as notícias e tendências em redes sociais
  • Tomar decisões de investimento movido por popularidade ou movimentos drásticos de preço

O FOMO também pode levar a consequências negativas. É uma importante ferramenta psicológica empregada em esquemas de pump-and-dump, onde atores maliciosos convencem investidores de que estão perdendo lucros enormes, o que os levam a investir. Um exemplo é o esquema rug pull da moeda SQUID, que ganhou tração baseada no hype das redes sociais e no FOMO dos investidores e depois perdeu valor rapidamente.

Como Lidar com FOMO em Cripto

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a lidar com o FOMO e evitar decisões de negociação arriscadas:

  • Mantenha um diário de investimentos e trading que registre cada movimento de investimento/negociação que você fizer. Anote a sua estratégia, plano de gerenciamento de risco e emoções para que você possa ver fisicamente os resultados das decisões de negociação estratégicas contra as negociações feitas com base no FOMO.
  • Tenha um plano de investimento e seja fiel a ele. Dessa forma, você evitar negociar com suas emoções.
  • Crie uma estratégia detalhada de gerenciamento de risco. Isso ajudará você a entender claramente quando colher o lucro ou cortar suas perdas.
  • Faça sua própria pesquisa antes de tomar uma decisão de negociação. Não baseie sua estratégia de negociação no hype de redes sociais e não dependa de influenciadores. Acompanhe as notícias em novos meios de comunicação confiáveis e verifique as informações da fonte.

Halving

O halving é um evento que ocorre em determinadas criptomoedas, como o Bitcoin, para reduzir a taxa de emissão de novas moedas e manter a escassez.

Definição completa

FUD

FUD é o acrônimo de “fear, uncertainty, and doubt” (medo, incerteza e dúvida), referindo-se à disseminação de informações falsas ou negativas sobre uma criptomoeda ou sobre o mercado para criar medo e dúvida entre os…

Definição completa

Dominância do Bitcoin

A dominância do Bitcoin é a proporção entre a capitalização de mercado do Bitcoin e a capitalização de mercado de todo o mercado de criptomoedas.

Definição completa