Ledger Recover by Coincover: Nunca mais se preocupe em perder o acesso aos seus criptoativos

Comece Já

Know Your Customer (KYC)

13 abr 2023 | Atualizado 13 abr 2023
KYC ou "Conheça seu cliente" é um procedimento utilizado dentro das instituições financeiras para confirmar a identidade de seus clientes e prevenir atividades fraudulentas.

O que é Know Your Customer (KYC) em Cripto?

Conheça seu cliente é um regulamento de devida diligência contra lavagem de dinheiro (AML). Como nas instituições financeiras tradicionais, é obrigatório para muitos prestadores de serviços cripto.

Esses regulamentos são projetados para permitir que as transações sejam vinculadas às identidades reais de clientes, em um esforço para detectar e mitigar a evasão fiscal, o financiamento do terrorismo e prevenir outros crimes financeiros. O KYC é um protocolo comum em empresas de investimento, agências de seguros, bancos e outras instituições financeiras para garantir que todas as informações e dados dos clientes sejam autênticos. As políticas de KYC também são importantes para verificar se um cliente está envolvido em alguma atividade fraudulenta.

Quais Informações são Necessárias no KYC?

O principal objetivo do KYC é evitar que cripto seja usada para facilitar atividades ilícitas ou para lavar dinheiro. Embora algumas corretoras de criptomoedas permitem que seus clientes abram uma conta sem passar pelo processo KYC, essas contas serão altamente restritas até que completem seu processo de verificação. Elas limitam a quantia que clientes podem depositar e podem restringi-los de adquirir ativos ou sacar fundos.

O processo de KYC pode variar dependendo da corretora. No geral, uma corretora pedirá detalhes como:

  • Nome do cliente
  • Cadastro de pessoa física (CPF)
  • Número da conta
  • Data de nascimento
  • Endereço residencial (comprovante de residência)
  • Verificação eletrônica de identidade
  • Cartões de identidade emitidos pelo governo como passaportes, carteiras de motorista, conta de luz, gás ou água etc.

A corretora valida essas informações de bancos de dados oficiais e avalia se elas estão em conformidade com as medidas de KYC. Eles também avaliarão se o cliente tem um perfil de alto ou baixo risco, ou se está envolvido em qualquer esquema de corrupção ou atividade criminosa.

Eles também examinarão seus clientes para ver se são:

  • Pessoas politicamente expostas (PEP)
  • Envolvidos em mídia adversa (notícias negativas ou desfavoráveis)
  • Parte de sanções internacionais.

Qual é o Objetivo do KYC em Cripto?

A maioria das criptomoedas são ativos não regulamentados e não estão sob a jurisdição de nenhuma autoridade centralizada, bancos ou restrições anti-lavagem de dinheiro. As transações cripto são anônimas e rápidas, facilitando a participação de atores maliciosos em esquemas de lavagem de dinheiro. Os procedimentos KYC ajudam a limitar essas atividades criminosas, evitar golpes e aumentar a confiança do usuário nas criptomoedas como um todo, garantindo que as corretoras cripto sejam locais seguros para transações financeiras.

Os Benefícios de KYC em Cripto

Os benefícios de regulamentos de KYC incluem:

  • Garantir a conformidade de plataformas –Os procedimentos KYC ajudam empresas e organizações financeiras a cumprir as legislações estaduais e normas internacionais, reduzindo disputas e riscos legais.
  • Construir confiança e transparência do cliente– Muitas corretoras de criptomoedas ainda não estão regulamentadas e podem facilitar atividades nefastas. Os processos de KYC em grande parte impedem isso e ajudam a construir confiança.
  • Melhorar a estabilidade do mercado – A verificação de identidade garante que a segurança de transações e apoia a estabilidade do mercado.
  • Proteger a reputação – Ao evitar atividades criminosas, as organizações podem proteger seus fundos, prevenir danos e proteger sua reputação no mercado.
  • Reduzir casos de lavagem de dinheiro – O mercado de criptomoedas registrou um aumento de 30% na lavagem de dinheiro de 2020 a 2021. O KYC é uma importante medida preventiva que corretoras de criptomoedas podem adotar para conter a lavagem de dinheiro.

Riscos do KYC em Cripto

Criptomoedas são parte da economia descentralizada e qualquer regulamentação as obriga a permanecer sob o controle de uma autoridade reguladora. O KYC também afeta o anonimato, pois clientes devem compartilhar suas informações pessoais com uma autoridade centralizada. A verificação de identidade é demorada e pode atrasar transações e outras atividades financeiras. Além disso, também oferece uma abertura para que hackers roubem as informações pessoais dos clientes de bancos de dados da corretora.

Transações por Segundo (TPS)

Transações por segundo (TPS) é o número de transações que uma rede pode processar em um segundo. É uma medida usada para avaliar a velocidade de transação de uma rede.

Definição completa

WAGMI

WAGMI, acrônimo de “We're All Gonna Make It” (Vamos Todos Conseguir), é um termo usado para combater a incerteza e criar confiança no mercado de criptomoedas. É um grito de guerra destinado a restaurar a…

Definição completa

InterPlanetary File System (IPFS)

Um IPFS (InterPlanetary File System ou “Sistema de Arquivos Interplanetário”) é um sistema distribuído e peer-to-peer para compartilhamento, armazenamento e acesso a arquivos, dados digitais, aplicativos e sites.

Definição completa